terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Listas de final de década: Top 10 discos da década (Tati edition)

Agora é a minha vez de listar os álbuns que mais me marcaram nesta década.
Tarefa dificílima pra mim por dois motivos: ouvi muuuuuitos álbuns e amei muuuitos deles, assim dificultando a escolha e outra pq ouço MUITA coisa anterior a 2000, dois fatores cruciais para que talvez eu deixe passar algo desapercebido.
Ah, e muitos dos discos que o Mi escolheu estariam na minha lista também, entao preferi descartá-los para que eu possa abranger mais bandas.

A década de 2.000 foi sem dúvidas a mais vivida por mim. Ela começou à todo vapor e depois de 2005 foi se tornando mais leve, mostrando minhas mudanças emocionais e musicais. Minha lista não é muito convencional e muito menos comercial, por isso estou contente com ela. Triste por deixar alguns álbuns que complementam a importância destes, mas faz parte.



1. Incubus - Morning View (2001)

Este eu terei que repetir, pois não tem palavras! Esses 5 rapazes sabem como fazer música para te fazer sentir e te transportar para um outro lugar. Este definitivamente foi o álbum da década para mim e talvez o único que realmente tenha me feito chorar de tanta emoção. Preciso de outro show deles, urgente.
ps: ouça Morning View caminhando às 6 da manhã pela praia...



2. PJ Harvey - Stories from the city, stories from the sea (2000)

Este disco foi para começar a década! Graças ao desejo de deixar o disco "o mais bonito possível", Polly Jean Harvey conseguiu fazê-lo sem problemas. Acho-a uma das cantoras mais completas que tivemos nesse cenário, porém, ultimamente ela está deixando a desejar. Volte à forma, PJ!





3. Deftones - White Pony (2000)

Tem como deixar esse disco de fora? Ouço-o do começo ao fim e ainda coloco para repetir sem enjoar! Este disco marcou para mim pelo menos pelos 7 primeiros anos da década, era uma mistura de emoção com repressão e essa mistura só foi se desfazer no show deles aqui no Brasil, onde pude cantar com toda força junto com o Chino e deixar todas as minhas emoções naquele show e voltar mais leve. Muito, muito marcante.



4. Placebo - Sleeping with ghosts (2003)

Quando ouvi The Bitter End pela primeira vez, só Deus sabe o arrepio que senti! Este disco é muito especial também pelo fato de tê-lo ganhado do Mi (assim como outros 2 do Placebo que tenho). Foi difícil escolher ele, pois todos os discos do Placebo são especiais para mim, mas ele conta com uma edição especial de covers do Placebo e eles mandaram muito bem na escolha e na performance das músicas.



5. Weezer - The Green Album (2001)

É clichê, mas o que vou falar é verdade: todos que têm um fundo nerd em sua essência tem o Weezer como uma de suas bandas favoritas. É fato consumado isso!
E o The Green Album transmite toda a atmosfera enérgica de "bobura e felicidade" que nós gostamos. Simples assim, é ouvir pra entender.




6. Madonna - Confessions on a dance floor (2005)

Eu não poderia deixar passar em branco o mundo pop. Eu estava, até então, vivendo a década do rock para mim, mas em 2005 veio este disco e boom: me fez levantar da cadeira e dançar. E dancei sem parar e enchi o saco de todo mundo ouvindo-o sem parar! Pode perguntar até para o Mi que era meu amigo na época ainda.
Confesso que fiquei em dúvida entre colocar Beyoncé - Dangerously in Love ou Madonna, mas sem sombras de dúvida o Confessions on a dance floor foi o disco pop mais bem produzido da década.
Parece que toda música foi milimetricamente feita para dar certo e o ar "retro dance" que ele tem é mágico.
I hope you, I hope you feel the same way too...



7. Oasis - Heathen Chemistry (2002)

Poucas pessoas deram importância para este disco, mas eu gostei dele. Logo na primeira faixa The Hindu Times (minha predileta) você sente aquela sensação do que o rock n roll sempre devia ter sido!
Curiosidade: Foi com Stop crying your heart out que toquei minha primeira música no violão. Merece estar na lista.




8. Yeah Yeah Yeahs - Fever to tell (2003)

Tivemos Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs, The Libertines, The Hives e várias outras bandas indies que nos fizeram dançar. Para mim nenhuma bate este disco :)
De todas as bandas indies, o YYYs faz parte daquele grupo que tem algo a mais e se mostrou ser uma banda mais completa. Tanto que o It's Blitz está aí e provou a contínua boa forma da banda. O YYYs é a banda de rock que mais me fez dançar e minha maior surpresa da década.
E estávamos precisando de uma frontman como a Karen O.



9. White Stripes - Elephant (2003)

Melhor disco do White Stripes. Apesar de ser o quarto disco deles, foi o disco onde eles mostraram um amadurecimento musical maior. É ouvir para gostar! E não só de Seven Nation Army...







10. DeVotchKa - How it Ends (2004)

Se você gosta de folk rock: pegue um dia frio chuvoso, um cobertor, um vinho (ou chá) e coloque este disco para tocar.
Você não vai se arrepender! Devotchka foi definitivamente uma das melhores descobertas que tive no último ano. E se você está pensando: Whathahell is DeVotchKa? Meu caro leitor, você já deve ter ouvido, mas não está recordando, eles fizeram parte da trilha sonora de Little Miss Sunshine (aquele filme lindo!) e do jogo Gears of War 2, o que mostra a versatilidade de suas músicas.
Eu achava que nunca mais ouviria uma banda à altura do que o Arcade Fire faz, mas achei eles. Tanto que Win Butler e o DeVotchKa trocam figurinhas, o que não é de se estranhar.

Menções Honrosas:

Coldplay - Parachutes (2000): o A rush of blood to the head pode ter sido o melhor musicalmente falando, mas para mim Parachutes tem sentimento puro embutido na voz do Chris Martin.
John Frusciante - The Will to Death (2004): Indiscutivelmente um disco maravilhoso para quem ama guitarra e melancolia.
Scissor Sisters - Ta-Dah (2006): Quer dançar sem medo de ser feliz e soltar as frangas? Este é o melhor disco da década para fazer isso. Simplesmente divino!
Bad Religion - The New America (2000): I don't want to live in a world without melody...

Um comentário:

minofez disse...

bom, sem palavras sua lista, eu não tenho como dizer diferente ^^

bom, o morning view eh uma história a parte, ele eh um dos albuns a serem lembrados sempre nessa década. A Polly Jean não é minha praia, mas reconheço smepre o talento e acolaboraçãoq ela sempre trouxe para a musica. Bom o Deftones, o Placebo e o Weezer eha aprte q faltou no meu top 10, pois complementam o que eu mostrei em minha lista. Bom a tia como sempre não podia passar essa decada sem dar as caras tbm, nada mais normal, ainda mais com um dos melhores discos de pop de todos os tempos. Bom do oasis eu tenho minhas ressalvas de todos os discos que sairam depois do What's the story morning glory, mas isso sou eu. o YYYs realmente foi um lance que aconteceu nessa década e quando eu menso vi eu jah tava pulando ao som de alguma música deles.
Bom, white stripes eh uma das falhas na minha vida muical, ouço falarem sempre bem deles, mas nunca parei para ouvir um album completo, então não posso dar uma opinião consistente. DeVotchKa é um caso a parte, eles fazem algo que realmente não possui nenhum outro apra comparar, a verdade foi por bandas assim que eu ainda acredito que a musica não está morta ^^

ótima lista amoree

=****