terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Listas de Final de Década : Top 10 Discos da última década (Minofz Edition)


Bom, esse aqui tá longe de ser a lista menos tendenciosa e muito menos a mais legal, mas eu gostei de fazer ela, foi um exercício interessante rever as músicas que eu ouvi durante essa última década, na qual passei metade preso aos meus devaneios adolescentes com uma pseudo causa perdida nos anos 90 e uma segunda metade onde eu finalmente passei a encarar a vida de forma adulta, com todas as dúvidas, problemas e vitórias dessa mudança de paradigmas.

  1. Funeral - Arcade Fire : Bom, esse sem sombra de dúvida foi o disco que mudou o direcionamento da minha vida, ele marcou a hora de mudar, de crescer, de entender que a vida vai além do sonho de revolução da adolescência e acho que devido a isso ele marcou tanto minha vida, ele marcou minha transição para a vida adulta.
  2. Is this it - The Strokes : Esse aqui é topo da lista de todas as listas de final da década, pois ele marcou a ressurreição do rock que vinha agonizando gravemente desde meados dos anos 90. Voltando às origens eles trouxeram o vigor que marcou o começo da década do mp3.
  3. Discovery - Daft Punk : Não sou o maior fã de musica eletrônica, mas o Discovery além de trazer clipes animados pela lenda dos anime Leiji Matsumoto, ele trouxe um ar novo para a música eletrônica que sofriam o desgaste do big beat.
  4. Final Straw - Snow Patrol : Acho que não sou o único que acha que o Snow Patrol perdeu muito de sua originalidade hoje, porém, arrisco-me a dizer que o Final Straw é o melhor disco que eles gravaram até hoje, nele eu sinto uma consistência que me falta em muitos discos desse final de década
  5. Bows and Arrows - The Walkmen : Nunca achei que gostaria algum dia de uma banda de mauricinhos de New york, mas eles me fizeram rever esse conceito, principalmente depois de ouvir The rat e Little House of Savages, que me fizeram ver o talento além do rótulo.
  6. Thunder lightning strike - The GO! Team : Esse aqui conheci sem querer numa conversa com um amigo e com certeza me deixou sem ar quando ouvi. Era muito interessante ver uma dinâmica diferente de uma banda para fazer música com um quê de cheerleader e muita percussão.
  7. Morning View - Incubus : Esse aqui é um daqueles álbuns que quase me passou desapercebido, mas que quando ouvi direito me deixou realmente maravilhado, afinal de contas é algo realmente diferente o som que eles fazem, e isso não é só por causa do scrachs alucinantes.
  8. Damon days - Gorillaz : Damon Albarn é, segundo um amigo, um cara mui apelão, sabe tirar proveito de seu talento e isso fica bem claro nesse disco, com participações especiais muito legais e músicas inesquecéveis. A minha favorita é Dare.
  9. Last breadcast -The Doves : Bom, não tem muito a dizer a não ser que esse foi o disco pelo qual eu conheci o Doves, e todas a viagens que as músicas deles nos fazem passar, sem sombra de dúvidas é um disco estupendo, que vale a pena ser ouvido ao menos 1 vez por bimestre.
  10. Apologies for the Queen Mary - Wolfparade : Ok, eu sei que o hype por Montreal já passou, mas dane-se o hype, eu gosto de música e não de tendências, e é o que o Wolfparade faz bem , música, sem pretenções e sem regras, eles simplesmente as fazem e fazem muito bem.

Menções Honrosas ( sem muitas citações)

  • Yankee Hotel Foxtrot - Wilco : muito bom blip blop
  • Keep on your mean side - The Kills : Come on sugar
  • Transatlanticism - Death cab for a Cutie : uma boa viagem
  • Cross - Justice : do the dance ^^

Um comentário:

Tata disse...

Well, vamos lá:

Você foi chato, pois muitos dos discos que gosto você colocou na sua lista, daí achei que ia ficar parecida minha lista e decidi abrangê-la um pouco mais :)

Bem, Funeral foi realmente um disco marcante e sei (como sei) que ele fez diferença pra vc...

Dos Strokes eu até desencanei de colocar pq está mais que explícito pra todo mundo e pelas revistas que Is this it? foi O disco da década. E concordo, é um disco foda.

Bem, daft punk não conheço muito, mas respeito o trabalho e se está aqui é pq merece. Eu geralmente ouço uns beats q vc nao gosta =P

Final straw, taí um disco que me fez chorar. Lindo, lindo.

The Walkmen, The Go! Team e Wolfparade são mto bons. Deles o que eu mais gostei de conhecer foi The Go! Team. Se estou desanimada, é só colocar eles no iPod q já dá vontade de fazer passinho de cheerleader hauhauaha

Incubus - SEM comentários =D

Gorillaz foi outra graaaande surpresa da década e c ctz merece estar na lista, mas eu ficaria indecisa entre o demon days e o 19-2000. Gostei dos dois trabalhos :)

Agora, The last broadcast era meeeeeeeeeeeeu!!!!!! Esse disco é lindo, me lembro até hj a primeira vez q ouvi Pounding, chorei litros! Misturou choro com esperança e uma vontade absurda de sair caminhando, ah, é inexplicavel o q se sente ouvindo-os.

Parabens pela lista amor, e desculpa o comentário gigante :)

=*