quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Listas de fim de ano - Top 5 filmes que assisti em 2009

Devo assumir que 2008 foi, na minha opinião, um ano melhor para ir ao cinema. Eu fui mais ao cinema, tiveram mais filmes interessantes, e etc. Não que em 2009 não tenha sido, mas minhas idas ao cinema foram mais esporádicas. Bem, talvez seja a falta de tempo e várias opções do que se fazer.
Vamos ao Top 5 de 2009:



1. Inimigos Públicos (Public Enemies)
Direção: Michael Mann

Inimigos Públicos para mim foi o filme que mais valeu o ingresso. Típico filme de gangsters da década de 30, tudo o que Dillinger queria era viver nos limites e mostrar suas próprias leis. Não existia a real essência da maldade por parte dele e acho que isso fez toda a diferença. As cenas de perseguição e tiroteios são dignissímas! Boa atuação para Christian Bale também.



2. Up - Altas Aventuras (Up)
Direção: Pete Docter

Podem me chamar de menininha, eu não ligo, sou mesmo! Mas com 10 minutos de filme eu já estava chorando!
Foi incrível como conseguiram passar o sentimento de amor e família da forma mais pura possível em Up. Fora as trapalhadas e comédia do filme, estava embutido ali um motivo maior e isso, com certeza, fez toda a diferença para a essência do filme. Foi isso que deu forças para Carl ir em busca de um sonho que nem era dele, e sim de Ellie.
Carl é aquele típico avô rabugento que todos nós temos e Russel é aquela típica criança curiosa que passa por nós. Então, porque não viver como em Up? :)



3. Duplicidade (Duplicity)
Direção: Tony Gilroy

Se você já assistiu ao "Plano Perfeito", imagine que Duplicidade é como este filme só que o Clive Owen está BEM mais traiçoeiro.
Duplicidade não foi um filme muito divulgado, mas gostei do resultado. É um filme bem elaborado sobre duas pessoas ambiciosas e nada confiáveis que querem roubar uma fórmula para patenteá-la. Acontece que duas grandes empresas também estão atrás dessa fórmula, e bem, o resto você já deve imaginar. Capitalismo e sangue, baby.



4. Distrito 9 (District 9)
Direção: Neill Blomkamp

Da lista, este com certeza foi o filme mais forte! Distrito 9 mostra o lado mais repugnante e desesperado do ser humano. É podre. É bom! Me lembro de assistí-lo e ficar com a história por uns 5 dias na cabeça, nada me fazia pensar o contrário do que foi mostrado: que o homem não agiria igual se houvesse uma situação daquela maneira com alienígenas. Não creio nisso.



5. Watchmen - O Filme (Watchmen)
Direção: Zack Snyder

Bem, de Watchmen nem tem muito o que falar. Zack Snyder foi lá e fez o melhor que podia. Fez bem, mas faltou "algo"! Aquele algo que poderia ter sido aproveitado se tirasse cenas desnecessárias ou exageradas do filme. Adoro a história de Watchmen, mas é o estilo do Snyder que eu não acho legal para enfiar em todos os filmes que ele faz. Poxa! Ele estava lidando com Watchmen!
Achei o filme muito bom, mas saí da sala de cinema com a sensação de "queria mais". Não marcou igual The Dark Knight, mas marcou para entrar aqui na lista. Afinal, Rorschach foi O personagem do cinema neste ano.

Bem, esse foi meu Top 5 de filmes de 2009, mas claro que se eu tivesse assistido a mais filmes, esta lista talvez estivesse diferente. Tentarei providenciar sessões pipoca em casa :)

Um comentário:

minofez disse...

Bom sua lista ficou impecável, não mudaria nada dela, pois realmente foram os melhores filmes desse ano. Um ponto que eu não havia me tocado antes de ler essa lista é que todas histórias apresentam as faces do humanos, tanto as boas como as ruins. acho que de certa forma esse ano foi um ano de auto-analise.

te amo muito meu anjooo ^^

=******