terça-feira, 17 de novembro de 2009

My Computer Life - Apple iMac - Parte 1


O computador dessa semana é um divisor de águas, não somente na minha opinião então achei de bom tamanho dividir sua saga em duas partes, uma neglobando sua fase em que vinha anexado a um monitor de CRT e uma segunda parte de suas gerações com LCD. 

Bom minha história com os iMacs começa quando eu comecei a me aprofundar sobre o funcionamento de computadores e sobre como existia muita coisa além do Pc. Na época uma grande supermecado da cidade estava sorteando 10 deles, e como eu quis ganhar essas belezuras, pois afinal de contas eles eram lindos, coloridos, translucidos, vibrantes, enfim, eram uma nova cara para um mercado jah monotono de caixas beges. Bom, não é novidade para ninguém o quanto esses computadores mudaram a forma do mundo encararem os produtos de uma forma geral, não só os computadores, para ter uma aparência mais trabalhada, e sim surgiram inumeras copias descaradas de qualidade duvidavel do iMac, eu mesmo cheguei a ter um ferro de passar xing ling e um teclado transparente laranja, na verdade eu não gostava muito do teclado, mas era o unico que eu possuia na época.

Com o iMac a Apple marcou com chave de ouro o retorno de Steve Jobs ao comando das criações da Apple e junto de seu leal escudeiro, o designer Jonny Ive,  eles vem trazendo dia após dia mais e mais do poder do design para nossas vidas. Sou grato pelas mudanças que a Apple trouxe para o mundo, mas, sendo sincero eu gosto mais ainda quando a briga cresce para tentarem superar a Apple, pois isso tras um esforço de varias frentes a tona e isso sim é que faz a beleza aparecer.

Os primeiros iMacs trouxeram varias novas tendencias, não só no design mas em tecnologia. Foram os primeiros a abandonar os disquetes e abrir porta para o USB se tornar um padrão de perifericos. Também foi o primeiro em querer trazer uma proposta realmente simples para o usuario, plugando apenas 3 cabos seu computador estava pronto para usa, isso numa época onde somente existiam maquinas montadas aqui no Brasil era uma evolução e tanto ao meu ver. Bom, ainda hoje esse é um dos argumentos que comprovam as vantagens do iMac. Uma coisa muito legal dos iMacs CRT, que acabou morrendo com eles foi a grande variedade de cores, onde  sairam varios  "sabores" e chegando inclusive sair uma serie com padrões pintados muito bonitos. Os iMacs de CRT deixaram sua marca e sempre vão morar no meu coração, pois são o simbolo de uma mudança de paradigmas quanto a aparência e o design de tudo no mundo.


Um comentário:

Tata disse...

Hahaha engraçado que eu tbm queria ganhar um iMac naquela epoca! ^^
Alias, os acho bonitos até hj, teria um tranquilo (se mexer na configuração, claro)

Eu era criança e adorava o fato de poder ver o computador por dentro e dele ser todinho ali! E só fui descobrir que esse conceito se chamava all-in-one tempos depois!

Bem, eu sempre quis o azul, entao ficadica =P

amo vc =*