domingo, 1 de março de 2009

Um novo rumo para os computadores


Ultimamente a mania do momento é citar a tal da TI verde, muitos acham q isso eh ter um computador de Bambu ou de materiais recliclados, mas além de todos esse borburinho existe um novo conceito nascendo : Computadores que consomem menos energia. Foi-se o tempo onde ter um Pentium 4 ou um Athlon Thunderbird devorador de energia era sinonimo de desempenho, muito mais focados em consumirem menos energia, as novas gerações de processadores tem foco muito além do mercado de portateis. A cada dia mais, servidores e estações de trabalho pesadas entram mais e mais nesse rumo novo que a Tecnologia da informação está apontando, afinal, quando a economia anual de energia elétrica chega ser superior ao custo do servidor, o bolso sente aliviado e a natureza agradece. E não achem que economia de energia significa desempenho inferior, pois isso não combina com as inovações apresentadas pela Intel, AMD e IBM, o desempenho nunca decresce, muito pelo contrario ele nunca deixou de aumentar.
Hoje, embora a venda de laptops seja maior do que a de desktops, todas as grandes empresas tem buscado formas de lançarem produtos adequados a essa nova realidade. a Dell lançou o Studio Hybrid, um desktop compacto que possui um desempenho respeitavel. A Apple a algum tempo já possui o Mac Mini e recentemente surgiram rumores de uma atualização. A Asus com o sucesso do seu netbook EeePc resolveu estender a familia com o EeeTop e o EeeBox. Mas a verdadeira supresa em sua nova aproximação, a HP lançou um desktop para gamers com desempenho pesado com foco em baixo consumo de energia.
O HP Firebird realmente é um ótimo exemplo dos novos rumos do mercado de computadores, tendo criado o primeiro desktop hibrido para gamers. O que pode fazer com que alguns mais extremistas não gostem dele é a baixa capacidade de upgrades utilizando componentes muito especificos, mas no geral é uma maquina formidável que roubou minha atenção. Um de seus idealizadores, Rahul Sood (CEO da VoodooPc), alguns dias antes de anunciar o lançamento do FireBird escreveu um atigo que muito me inspirou neste que estou a escrever. Nele Rahul criticava o mercado atual dos computadores de grife voltado para gamers, dizendo que o modelo seguido hoje nesse mercado logo estará falido, e bem, eu concordei com cada palavra que ele disse, pois realmente esse é um mercado que está em transformação, as mudanças de agora são apenas a ponta de um novo caminho no qual os computadores estão seguindo.
----------------
Ao som de Dick Dale & Te Del-Tones - Misirlou
via FoxyTunes

2 comentários:

Tata disse...

é, tanto que estou seriamente em dpuvida se pego um note ou um desktop.
Mas ainda prezo pelo desktop por ser como um "storage" pra mim, entende?
notebook comprarei certamente qdo eu precisar de mais mobilidade (e quando puder comprar meu CR XD)

e o firebird, eu simplesmente me encantei por ele, e nem sou gamer!
fico espantada como a cada dia q passa as coisas vão ficando menores e mais potentes, acho q é por isso q gosto de tecnologia!
até desanimo quando vejo minha placa-mãe =P ahauahauahauah

te amo meu anjo

Tata disse...

EU DEFINITIVAMENTE QUERO UM HP FIREBIRD, AMOR! ou o slimline (que já está ÓTIMO pra mim!) =D