segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Super Hero Like Even

Existem filmes que são ruins, mas tão ruins, que ficam bons. E hoje vou falar de um que é assim na minha opinião: Hackers.
Era 1997 e começaram a aparecer os primeiros provedores de internet na cidade, meu primeiro pc domeśtico e eis que sai nos cinemas um filme tratando de uma cultura toda nova, ao menos para mim, que de certo me fascinou. Eu sabia que aquilo era principalmente uma licença poética, mas mesmo assim, o cool do filme era o que mais me fascinava, afinal de contas, os personagens eram muito divertidos, com nicknames, computadores portáteis e festas psycodélicas ao som de Stereo Mc's, Prodigy e Underworld.
Mas como o filme é reconhecidamente ruim, vamos ao que o torna isso: As formas como eles fazem as coisas, parece que os disketes nunca davam pau, como se fossem uma mídia ultra estável, como se todas as redes fossem maravilhosamente integradas e possuiam interfaces fáceis de se configurar. Ainda hoje essa integração não é tão completa de fato, além de parecer que os sistemas fossem muito vulneráveis, só com um usuário e uma senha super curta era possível invadir sistemas ultra avançados, mas enfim, como eu já disse o filme é mais uma licença poética do que um relato real, mas vale pela diversão (e tem muita).
Bom, poucos devem saber, mas dia 2 de Outubro de 2010 será comemorado o 15 aniversário do lançamento do filme nos cinemas, então, bora prestigiar o filme que de certa forma influenciou muito em diversas decisões na minha vida, uma delas seguir carreira como desenvolvedor de softwares.

Extra: Caso alguém saiba me dizer com precisão qual é o computador utilizado pelo Dade Murphy no começo do filme (foto no começo do post) eu ficaria eternamente grato, pois não acho documentos que digam qual computador é aquele, inclusive todos os dados que tenho encontrado internet a fora me levam a crer que era um mockup só para o filme e nada além disso. Fora esse o filme foi um festival de computadores da Apple, mas isso não diz muita coisa para mim já que não sou tão fã da Apple assim.

Para provar meu dotes estou postando via email esse post, seja o que jeza quiser ^^

Um comentário:

Tata disse...

Hauahauaha em 1997 eu estava começando a mexer no computador do meu cunhado (e mexia pouco!), em 1998 minha irmã começou a me ensinar DOS e em 1999 nós tivemos nosso primeiro computador e a internet discada! Lembro que eu sõ podia entrar no UOL, Cadê e Charges.com.br e com tempo limitado. Hahahahaha

Depois veio meu desktop que está comigo até hoje e a impressora que está com a gente desde 1998.

E eu nunca imaginei fazer PD, mesmo gostando de computador e tecnologias em geral. Que coisa.

Hackers só fui assistir inteiro o dia que assistimos juntos, amor. Por isso eu só posso guardar dele comentários como "Nosssaaaa, que absurdo!" hahahahahaha Mas é comédia.

Pra comemorar eu quero um casaco de couro e o Johnny Lee Miller é o que salva o filme =D

Bjo, amo vc demais =*

ps: tentarei descobrir até o fim da Internet o computador que ele usa.