terça-feira, 1 de setembro de 2009

My Computer Life - SGI Octane


Bom, hoje vou inaugurar uma série que eu pretendo que seja semanal, no qual postarei a respeito de algum computador que de alguma forma influenciou na minha forma de relacionar com os computadores. Na estréia não poderia ser outro senão o primeiro sonho de consumo de minhas interminaveis listas, um Silicon Graphics Octane.
Essa working station grafica high end da Silicon Graphics sempre foi como um parametro para computadores de alto desempenho para mim. Foi na época em que meu pai iniciou o processo de informatização da parte de desenhos do escritorio com a adoção de ferramentas CAD, foi quando ele adquiriu o primeiro plotter. Bom, na época eu não entendia qual era o verdadeiro diferencial de uma maquinas dessas, apenas sabia q estava distante demais para que pudessemos ter. Tempos depois quando eu comecei a estudar mais a fundo a diversidade de arquiteturas além do X86, finalmente pude vislumbrar toda a grandeza dessa fabulosa maquina, que não possuia um barramento interno assincrono e de certa forma não havia como distinguir GPU de CPU dentro dela, era realmente uma maquina fantastica, rodando IRIX (OSX é coisa de frutinha) mas possuia o impecílio de ser cara demais. Agora como ela se tornou obsoleta e o eBay se popularizou talvez eu consiga comprar uma para minha coleção num futuro proximo.

Um comentário:

Tata disse...

É, ainda está salgado o preço do Octane (achei por 1.100 em reais), mas seria uma bela máquina para sua coleção amore, e eu sei que você quer muito ele, desde sempre vc fala.

Pra mim, sei lá, no começo usei esses desktops montados e nunca tive muita noção, mas agora o meu sonho com certeza é um Firebird e um JS!

Dos antigões não me recordo de nenhum que me tocou, mas uma coisa eu queria: mexer num AMIGA OS :)

bjao amore =*