segunda-feira, 7 de julho de 2008

Tanabata Matsuri


Hoje é o dia do Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, uma tipica festa folclorica japonesa. Uma lenda japonesa conta a origem do festival Tanabata:

Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime a "Princesa Tecelã".

Certo dia Tenkou o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.

Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.

Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.

A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

Uma das tradições mais conhecidas do Tanabata é a de pendurar papéis com pedidos em ramos de bambu, pois segundo a lenda esses pedidos serão realizados por Orihime e Kengyu. Para as pessoas q gostam da cultura japonesa fica ai a dica, hoje eh Tanabata Matsuri

2 comentários:

Tata disse...

pena, pena MESMO que não vimos bambu hoje amor...eu queria pendurar, igual ano passado :D

mas ano q vem nós faremos!

amo vc =*

Nita disse...

dia 7 de julho *_*
pena que eu estava trabalhando e por aqui não tem bambu. sempre que eu acho um eu penduro lá meu papelzinho. x)

te amo mana (L)