domingo, 13 de abril de 2008

Nomes dos Processadores

Uma das coisas que mais me fascinam nos computadores são os processadores, pois foram eles quem ditaram a evolução toda nesse mundo. E uma coisa que aparentemente todo geek tem o costume de dar nomes as coisas (eu pelo menos sempre dou nomes aos meus gadgets), sejam elas projetos ou produtos, dentre eles um dos meus favoritos são os nomes dos núcleos dos processadores.
Para quem não está acostumado se estranha quando as pessoas falam nos nomes ao invés dos processadores em si, afinal, isso é uma coisa que somente nós geeks temos a curiosidade de saber.
Bom, um dos casos mais recentes que eu destaco sempre foi o (re)projeto dos processadores da família Pentium M, que por terem sido desenvolvidos no centro de desenvolvimento da Intel de Israel receberam nomes israelenses como Banias e Dothan na família Pentium M, Yonah na família Core Duo e Merom e Peryn na família Core 2 Duo, ao contrário da família Pentium 4 baseada na tecnologia netburst, que tinham nomes mais americanizados, é o caso do meu desktop no serviço que tem o codinome Cedar Mill.
Bom, meu notebook pessoal tem um processador com nome inusitado, Richmond, afinal sou fan de The IT Crowd, mas não comprei propositalmente, foi ao acaso mesmo, afinal preferi comprar um notebook com processador AMD ao invés de um Intel(Questão de custo). Bom em suma, eu gosto de saber os nomes dos processadores dos computadores perto de mim então selecionei uma lista interessante:

Meu notebook é um Richmond (Turion 64)
Meu desktop no serviço é um Cedar Mill (Pentium 4 HT)
O desktop da minha namorada é um Barton (Athlon XP)
Meu pai tem um SPARTA (Sempron), um Brisbane(Athlon 64 X2) e um Cedar Mill também (Celeron D)
Os notebooks de meus dois irmãos são Dothan (Pentium M, um deles Centrino)
No meu Serviço 4 Cedar Mill (Pentium 4 HT) e 7 Prescott(Pentium 4 HT), 1 New Castle(Athlon64 mobile), 1 Dothan(Celeron M), 1 Yonah(Pentium Dual Core), e mais 3 máquinas que eu ainda não tive tempo de verificar, asism q eu puder faço uma retificação aqui.

Bom, acho que é isso personas, e o seu, qual é o nome do processador?

3 comentários:

Unknown disse...

Tem coisas mesmo que só Minofz faz por vc....

Bem, lá vai: CPU - Thoroughbred-B
AMD Athlon XP, 2000 MHz (15 x 133) 2400+

Dos demais, um dia descubro... ;)
Uta !!

Tata disse...

Ah, vc já falou o meu... não sei o que comentar mais! hauahaua
alias, vc postou escondido de mim, nem tinha visto ^^
fofo =*

amo vc

Micael disse...

O único que tem nome em casa é o Mac, que atende pelo nome de "Totoche", by minha irmã. O Celeron 433 com 10 anos de uso atende pelo nome de "Barrichello" ou "Devagar se vai ao longe" e o P4 pode ser chamado de "Top sem staff", porque a memória de 512 não acompanha o bicho...