sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Do que temos a reclamar?

Ufa, sobrou um tempinho extra pra escrever aqui.
A correria está grande ultimamente: trabalho, estudar, trabalhos, provas. Ainda bem que daqui 2 semanas acaba tudo e...FÉRIAS!

E em um desses trabalhos que eu estava elaborando, tive que pesquisar sobre VoIP. Pesquisei, pesquisei e li TANTO que acabei achando online a edição de Natal da Veja (especial Tecnologia) de 2004!
Em 2004 tudo ainda era meio cru, novidade. Se vocês navegarem pelo Guia de Compras na parte direita do site, encontraremos as câmeras digitais, os monitores LCD e os notebooks. Eram caríssimos e não chegam aos pés da qualidade que alcançaram hoje por um preço bem mais acessível!
Mas a pergunta é: Hoje em dia, você pagaria R$18.700 por um PowerBook G4? E R$ 2.500 em um "smartphone" da Motorola? Não, né? Eu compreendo!
Mas e naquela época, onde no mercado esses eram os preços, as configurações...você compraria? É difícil responder isso depois de presenciar a realidade que vivemos hoje, mas achei interessante o questionamento.

E é bom reviver certas coisas, percebemos como evoluímos em tão pouco tempo e por este exemplo já dá para imaginar o que esperar do futuro: cada vez mais qualidade por um menor preço. Eu espero isso!

Ps: Em tempo, hoje é dia de Black Friday no EUA! Como eu queria estar lá pra comprar só umas coisinhas :)

terça-feira, 24 de novembro de 2009

My Computer Life - Apple iMac - Parte 2


 Dando continuidade ao post da semana passada, essa semana falarei sobre as versões do iMac com LCD, que eu separo em 3 versões : iMac G4 aka "Abajour", iMac G5 aka "Policarbonato" e iMac Intel aka "Aluminium".

Comecemos pelo G4 "Abajour", que sem sombra de duvida alguma foi o maior representante de transformação de todos, revolucionou o já revolucionario modelos coloridos de CRT. Esse iMac marca também o inicio da migração da Apple do designs coloridos para o design mais minimalista que impera hoje na marca. Esse iMac em especial faz parte dos computadores que eu gostaria de ter caso um dia venha fazer um museu particular devido ao seu valor estético.

O iMac G5 "Policarbonato" pode ser considerado um passo logico para o design dos iMacs e da propria apple, para alinhar a aparência de sua linha mais popular de computadores com o seu novo prodigio, o iPod. Eu considero um computador muito bonito, que marca uma fase de transição da Apple, deixando a arquitetura power que por um bom tempo a acompnhou para migrar para os intel X86, não digo que  foi ruim, mas ainda sinto aquela dorzinha no coração de saber que a arquitetura risc perdeu um grande aliado na batalha dos processadores.

Bom, embora a mudança tenha ocorrido com o design anterior, eu considero que o intel "Aluminium" seja o verdadeiro mac que completou a migração, pois renovou o design para uma linha mais moderna e mais uma vez em consonância com seu produtos de consumo popular como os iPods e seu novo hit, o iPhone. Eu considero uma linha muito bela que veio a ser completada recentemente com a linha Macbook unibody. Eu considero uma renovação muito bem vinda, afinal de contas, além de ser ecolociamente mais correto, o acabamento em aluminio fica menos sucetivel a marcas de dedos, algo que realmente me incomoda se tratando de computadores.

Esse foi o iMac que até hoje continua mais perto de que eu venha adquirir, pois além dos preços cada vez melhores aqui no Brasil,  vem de encontro a minha opinião de que a morte das torres como maquinas de usuarios comuns está com os dias contados, ainda sobreviverá como workingstation e maquina para gamers por uma bom tempo, mas o futuro do usuário final é um all-in-one ou um laptop. Sinceramente eu sempre gostei muito da linha iMac como um todo e sempre vou gostar, pois independente de fanáticos por macs que me enojam, essa maquina sempre vão ter um espaço verdadeiro no coração.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Eu e os 90's

Anywhere!

Eu sou do tipo que questiono tudo. Eu penso demais! Eu sou aquela pessoa
que precisa de respostas pra tudo, mas que às vezes consegue ficar sem elas (Graças a Deus!).
E uma das coisas que mais me intriga é: como e onde começou meu gosto por músicas dos anos 80 e 90?
(Ultimamente anda batendo saudade daqueles tempos que não voltam mais, da Bruna e nossas tardes ouvindo CD's, se divertindo com jogos de tabuleiro e Super Nintendo...)

Desde pequena, leia-se uns 4 anos de idade, eu já era viciada em música.
Minha mãe diz que eu sempre pedia pra ela cantar pra mim e que eu sempre pegava escondido o walkman
da minha irmã para ouvir as rádios. Ou seja, sempre essa pentelha.

Alguns anos depois, em 1996, ganhamos nosso primeiro rádio que tocava CD! Wow, foi demais!
Até então eu só ouvia o walkman, as fitas K7 do Metallica e o LP do Xou da Xuxa, de 1984!
O primeiro cd que ouvi no rádio foi Destination Anywhere do Bon Jovi. Ouço este CD até hoje, pois
ele foi um marco para mim na infância.
Depois dele vieram vários outros, eu era viciada em comprar CD (ainda sou, mas me controlo).
Ouvia tudo que a minha irmã e as amigas de faculdade dela compravam. Lembro muito bem do CD do
Jon Secada e do Double You :)
Aliás, muito do que gosto, ouço ou procuro compulsivamente até hoje dos anos 90 devo à minha irmã, pois
foi ela que me apresentou o mundo pop dos anos 90 que foi uma sensação única e que me faz bem até hoje.

Os anos 80 foi uma descoberta mais legal, foram meus primos que me mostraram Metallica, Iron Maiden
e várias outras bandas de metal. Foi onde eu percebi meu gosto pelo rock.
Quanto mais eu ouvia, mais caçava outras músicas. E isso foi se estendendo pelos anos 50, 60, 70...

Enfim. Em 1999 compramos nosso primeiro computador. O estrago estava feito. Eu descobri o MP3!
Pra contar essa história, só explorando meu computador...
Música sempre será meu combustível.

Uhuuu! Glamour 90's, zentsi!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

My Computer Life - Apple iMac - Parte 1


O computador dessa semana é um divisor de águas, não somente na minha opinião então achei de bom tamanho dividir sua saga em duas partes, uma neglobando sua fase em que vinha anexado a um monitor de CRT e uma segunda parte de suas gerações com LCD. 

Bom minha história com os iMacs começa quando eu comecei a me aprofundar sobre o funcionamento de computadores e sobre como existia muita coisa além do Pc. Na época uma grande supermecado da cidade estava sorteando 10 deles, e como eu quis ganhar essas belezuras, pois afinal de contas eles eram lindos, coloridos, translucidos, vibrantes, enfim, eram uma nova cara para um mercado jah monotono de caixas beges. Bom, não é novidade para ninguém o quanto esses computadores mudaram a forma do mundo encararem os produtos de uma forma geral, não só os computadores, para ter uma aparência mais trabalhada, e sim surgiram inumeras copias descaradas de qualidade duvidavel do iMac, eu mesmo cheguei a ter um ferro de passar xing ling e um teclado transparente laranja, na verdade eu não gostava muito do teclado, mas era o unico que eu possuia na época.

Com o iMac a Apple marcou com chave de ouro o retorno de Steve Jobs ao comando das criações da Apple e junto de seu leal escudeiro, o designer Jonny Ive,  eles vem trazendo dia após dia mais e mais do poder do design para nossas vidas. Sou grato pelas mudanças que a Apple trouxe para o mundo, mas, sendo sincero eu gosto mais ainda quando a briga cresce para tentarem superar a Apple, pois isso tras um esforço de varias frentes a tona e isso sim é que faz a beleza aparecer.

Os primeiros iMacs trouxeram varias novas tendencias, não só no design mas em tecnologia. Foram os primeiros a abandonar os disquetes e abrir porta para o USB se tornar um padrão de perifericos. Também foi o primeiro em querer trazer uma proposta realmente simples para o usuario, plugando apenas 3 cabos seu computador estava pronto para usa, isso numa época onde somente existiam maquinas montadas aqui no Brasil era uma evolução e tanto ao meu ver. Bom, ainda hoje esse é um dos argumentos que comprovam as vantagens do iMac. Uma coisa muito legal dos iMacs CRT, que acabou morrendo com eles foi a grande variedade de cores, onde  sairam varios  "sabores" e chegando inclusive sair uma serie com padrões pintados muito bonitos. Os iMacs de CRT deixaram sua marca e sempre vão morar no meu coração, pois são o simbolo de uma mudança de paradigmas quanto a aparência e o design de tudo no mundo.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

My Computer Life - Sony Vaio V505



Bom pessoal, cá estou eu novamente a falar sobre mais um dos computadores que mudaram minha concepção desse mundo que não consigo mais viver longe.
O computador de hoje foi sem sombra de duvidas, um dos mais bonitos que tive em mãos, afinal de contas o primeiro Vaio a gente nunca esquece ^^. Já fazem uns 5 anos quando após uma viagem de negocios aos EUA, o então P4 "da power house" da compaq de meu primo teve segundo um tecnico dos EUA "...a big bad motherfuckingboard problem...". Após seu retorno e cansado do peso absurdo do compaq ele optou por adquirir um notebook que combinasse mais com sua rotina de trabalho e viagens. Quando me consultou sobre qual maquina adquirir, fui enfático em dizer quão melhores, mais leves, mais duráveis e mais caros eram os eternos sonhos de consumo da Sony. Pois então ele não pensou duas vezes em comprar um Vaio, o V505, uma graça q só vendo, era infinitamente mais poderoso q o p4 com menos da metade do peso e uma bateria expandida q ateh hoje dá pau na bateria do meu aspire. Tudo bem, houve um preço a ser pago pela luxuria : uma bagatela q na época já equivalia a 2/3 de um carro popular 0Km. Bom verdade seja dita, esse computador se pagou em seu primeiro ano de uso e ele contiuna sob custódia de meu primo memso após uma quebra e posterior substituição ta tela.
Bom, para os proximos já é sabido que caso um dia meu primo venha a se desfazer desse notebook eu o comprarei com a maior honra.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

My Computer Life - Alienware Area 51 Laptop


Bom, a maquina de hoje tem haver com a minha reinclusão rehab no mundo digital. Quando eu comecei a cursar a fatec, eu ainda possuia uma breve esperança de que um dia eu iria cursar desenho industrial na Unesp. Porém após algumas (várias) decepções, resolvi dar continuidade na área onde, de certa forma havia criado um asco após o final do tecnico em processamento de dados. Nessa época eu havia me desligado completamente do mundo da informatica, apenas me lembrava do pentium 4 e o duron q eu tinha, e olhe lah, não conhecia as diferenças entre processadores para uso pesado dos processadores mainstream. Bom, após o primeiro semestre da faculdade percebi como estava desatualizado, e como isso ainda tocava uma parte intima minha,  algo que eu ainda não entendia que eu gostava de verdade, e tudo ficou bem claro quando eu vi esse notebook. Era a potência maior do que qualquer desktop q eu já havia tido oportunidade de usar em uma máquina "portátil", fiquei maravilhado com aquilo pois até então sempre vi notebooks como maquinas inferiores a maquinas de mesa, o preço caro de ser portatil, porem com essa maquina eu finalmente enendi que o futuro era movel, que o futuro não seriam mais os desktops mas sim os laptops e finalmente entendi que eu gostava muito de computadores e que isso sempre vai fazer parte da minha vida.